Pre-sales Technical Specialist – Enterprise
17 Novembro, 2018
Consultor PL/SQL – Forms
8 Dezembro, 2018

É possível conseguir crédito apenas com autorização de residência temporária?

Como conseguir crédito com Autorização de Residência Temporária

Recomeçar a vida em outro país requer muito planejamento e esforço, e em Portugal não é diferente. Neste contexto o planejamento financeiro é vital para juntamente com outros itens compor uma receita de sucesso.
Tentar sempre que possível não se descapitalizar neste momento de reinício é uma das chaves para dormir com a cabeça tranquila, e uma das opções é recorrer ao crédito nas instituições bancárias. Mas como conseguir crédito, uma vez que a política de concessão de crédito para estrangeiros, principalmente não residentes, é bem restrita?

Bem, é possível! E  vamos relatar abaixo 05  passos fundamentais que membros do grupo TIBRATUGA conseguiram  em direção ao sucesso na  obtenção de crédito:

01 – Já tens IRS (Imposto de Renda) em Portugal?
Sim? Óptimo, este item é fundamental para demonstrar ao banco da capacidade financeira e facilita uma leitura prévia deste importante item. E deverá ser entregue juntamente com a nota de liquidação.
Não? Neste caso, alguns bancos podem solicitar o imposto de renda e o seu extrato bancário do país de origem, somado ao extrato do seu banco cá em Portugal. Nesta hora demonstrar o seu (bom) histórico e a capacidade de pagamento é fundamental.

02 – Possui a Autorização de Residência?
Sim? Tão fundamental quanto o NIF, a Autorização de Residência é um item fundamental para a instituição bancária validar a condição de crédito.
Não? Infelizmente neste caso, sem a Autorização de Residência, operações de crédito somente com o passaporte, ficam absolutamente inviáveis.

03- Consegue comprovar renda em Portugal?
Sim? Se consegues comprovar através de recibos de ordenado ou de extrato bancário que já possui uma fonte de renda, tens grandes chances de conseguir comprovar a capacidade de pagamento relativamente ao crédito que irá solicitar.
Não? Sem a comprovação de uma fonte de renda, ou garantias sobre o pagamento do crédito, a situação se complica, pois qual é a garantia que a instituição financeira terá para comprovar que receberá o pagamento em dia?

04 – Já ouviu falar no estatuto de igualdade de direitos e deveres? (Saiba mais nestes dois links 01, 02)
Este documento que permite a emissão de um cartão de cidadão para os brasileiros que possuem uma autorização de residência válida, é o verdadeiro TRUNFO junto às instituições bancárias e stands de automóveis para a aquisição de crédito das mais diversas modalidades.
Vários membros do grupo que obtiveram o cartão cidadão, que só é válido quando apresentado juntamente com uma autorização de residência também válida, conseguiram uma aprovação de crédito quase que automática, pois as instituições financeiras “olham” quase que com possibilidades de 99% de crédito liberado quando o cartão de cidadão é apresentado juntamente com os demais documentos solicitados.

05- Existe SPC e SERASA em Portugal?
No Brasil para a obtenção de crédito, o sistema financeiro, para proteger as instituições que fornecem os créditos, utilizam-se de cadastros dos serviços de proteção ao crédito como SPC e SERASA.
Em Portugal, as instituições financeiras recorrem ao Mapa de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal, onde são registrados todos os créditos já liberados para o cidadão, estejam em dia ou não. Para além deste registro sobre a “saúde” dos créditos, as instituições podem calcular se ainda há margem para a liberação do crédito, a chamada taxa de esforço (esta taxa não deverá ser superior a 33%).

Estes foram  os 05 passos fundamentais para a obtenção de um crédito nas instituições financeiras em Portugal, sejam elas bancos para a obtenção de créditos de diversas modalidades ou stands para aquisição de viaturas (automóveis). Assim podemos evitar a descapitalização, ou seja, deixar o pé de meia guardado para emergências e usufruir dos juros bem mais competitivos de Portugal frente à realidade brasileira.

Outros documentos que poderão ser solicitados são: comprovativo de morada e comprovativo de desconto à segurança social.

Conheça o nosso serviço de suporte bancário, basta enviar um email banco@tibratuga.com que teremos todo o gosto de entrar em contacto consigo e  trabalharmos juntos para uma avaliação de crédito.

Espero que tenham gostado deste post e usem com moderação o crédito!
Forte abraço!!

1 Comentário

  1. […] É possível conseguir crédito apenas com autorização de residência temporária? […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *